domingo, 25 de novembro de 2007

Os melhores discos (8)

Cercada por música desde a infância, Marisa Monte começou sua relação com a música aprendendo bateria, dada por sua mãe, de presente. Isso foi só o início. Passou a ter aulas de piano e a aprender a ler partituras. Na adolescência, saiu do Brasil para estudar canto lírico, quando conheceu Nelson Motta. A partir daí passou a se interessar cada vez mais pela música popular, até gravar o seu primeiro disco, em 1988.



O disco em questão aqui é o terceiro de sua carreira, Verde Anil Amarelo Cor-de-Rosa e Carvão (EMI-Odeon, 1994) consolidando cada vez mais sua posição como cantora e compositora. O disco é recheado de grandes músicas, excelentes interpretações e as participações mais do que especiais de Naná Vasconcelos, Paulinho da Viola, Nando Reis, Gilberto Gil, Carlinhos Brown, Laurie Anderson, Arnaldo Antunes, Conjunto Época de Ouro, dentre outros.
Os grandes destaques deste disco ficam por conta de De Mais Ninguém (parceria entre Marisa e Arnaldo Antunes), Dança da Solidão (clássico de Paulinho da Viola), Na Estrada (de Marisa, Brown e Nando Reis), Segue o Seco (cujo clipe foi vencedor de 5 dos 11 prêmios entregues no VMB 1995), Esta Melodia (samba de Bubu da Portela e Jamelão, com participação da Velha Guarda da Portela), dentre outros.

* A versão lançada em 1994, em vinil, possui a capa que foi postada aqui e o CD com a capa toda em cor-de-rosa. Este, ainda conta com uma faixa que não entrou no LP: Pale Blue Eyes, de Lou Reed.

Nenhum comentário: