terça-feira, 25 de dezembro de 2007

Os melhores discos (12)

Como tratar do universo infantil, nos dias de hoje, sem fazer gracinhas ou apelar para qualquer tipo de conotação sexual (tais como vários grupos nos anos 90 fizeram)?
Realmente isso pode ser um trabalho muito difícil, mas não impossível. Pelo menos no Brasil. Ainda bem que trabalhos maravilhosos como o Palavra Cantada de Sandra Peres e Paulo Tatit deixam bem claro que criança quer se divertir e também pensa!
Aqui, o disco em questão não é nenhum Palavra Cantada, mas sim do alter-ego da gaúcha Adriana Calcanhotto, Adriana Partimpim (SONY&BMG, 2004).


O disco é repleto de canções maravilhosas, envolventes e super "pra cima", além de fazer um resgate histórico de obras-primas, muitas delas desconhecidas ou esquecidas do público brasileiro, tais como Lição de Baião (lançada em 1961 por Baden Powell), Lig-Lig-Lig-Lé (marchinha de carnaval datada de 1937) e Formiga Bossa Nova (lançada por Amália Rodrigues em 1969). Lewis Carroll também aparece com sua Alice no País das Maravilhas, traduzido por Augusto de Campos e musicado por Cid Campos em Canção da Falsa Tartaruga.
Há também gravações contemporâneas, como a versão para Fico Assim Sem Você (sucesso da dupla Claudinho & Buchecha), Oito Anos (de Paula Toller), Ciranda da Bailarina (de Edu e Chico, do balé O Grande Circo Místico) e Saiba (do excelente disco homônimo de Arnaldo Antunes, lançado em 2004).
Enfim, um disco completo para qualquer criança, seja qual for sua idade.
Não bastasse o CD, o show foi gravado em DVD com oito músicas a mais e com uma energia espetacular. O show é fascinante desde a abertura, com Partimpim descendo do céu, conduzida por balões de ar até o final. O mais interessante do show são as "crianças" presentes na platéia! Confiram!

Um comentário:

Acéfala disse...

Cada vez que venho aqui tenho a certeza de que você merece a coluna de crítica musical de algum jornal de grande ciculação pra aperfeiçoar nossa mídia em massa, rs...